Há uma névoa envolvendo a situação de Jean Pyerre na Arena neste começo da temporada 2021. Ele está recuperado e pronto para jogar, mas não joga. Nem cogitado para isso vem sendo. Chegou a ser lembrado, em um primeiro momento, para embarcar no jatinho que levou a Assunção Felipe, Guilherme Guedes e Luiz Fernando. Mas essa decisão foi revista, e ele seguiu com sua rotina de treinos no CT Luiz Carvalho.
Uma rotina que já vem de algumas semanas. Neste momento, porém, é preciso superar as diferenças que possam existir entre Renato e Jean Pyerre e abrir o caminho para contar com ele na decisão contra o Indenpendiente del Valle. Com seu camisa 10 na quarta-feira, o Grêmio pode ter alguma luz contra um rival que, no jogo de ida, mostrou-se desassombrado, faz o seu jogo com uma confiança que alimenta a naturalidade.
Nos bastidores, o que pude colher é que Renato e Jean Pyerre conversaram depois do vídeo publicado por seu pai, momentos depois da perda do título da Copa do Brasil. Mas há um ponto que incomodou o técnico: quando o pai do meia cita que faltou treino ao time em Atibaia, dias antes da final da Copa do Brasil. O episódio foi superado, garantem. Renato tem como característica a frontalidade e, daí, vem sua boa gestão de vestiário.
Jean vem treinando no CT. Na última semana, esteve nos coletivos contra o sub-17. Teve bom rendimento e, em um deles, marcou até gol de falta. No ano passado, vivia uma situação parecida, de estar em um plano secundário. Naqueles dias, o presidente Romildo Bolzan Júnior veio a público dizer que o meia estava no clube e que seria recuperado fisicamente para assumir o posto. Assim aconteceu, tendo até como símbolo a entrega da camisa 10 para Jean Pyerre.
O momento é convidativo para um roteiro semelhante.
Novidades
O Grêmio já saiu de Assunção com uma notícia alvissareira. Paulo Miranda, Kannemann, Jean Pyerre e Pepê receberiam a delegação em Porto Alegre recuperados. Kannemann é um reforço e tanto para encarar o Del Valle. Paulo Miranda, com a suspensão de Ruan, deve recuperar o lugar que substituto imediato de Geromel. Jean passa pelo dilema destrinchado acima. Quanto a Pepê, será uma surpresa se ele aparecer no time. A impressão é de que o meia-atacante apenas cumpre o tempo até o embarque para Portugal. Sua cabeça está no Porto, e não é de hoje. O Grêmio parece já ter entendido isso.