O Portland Timbers teria batido na porta do Beira-Rio interessado em Zé Gabriel. A proposta, para um jogador que ainda busca afirmação, era até convidativa. O clube que representa o Oregon na MLS teria oferecido US$ 2,6 milhões (R$ 14,6 milhões).
As conversas com o Inter, no entanto, nem avançaram. Miguel Ángel Ramírez vetou qualquer possibilidade de perder Zé Gabriel. Neste momento, ele é o zagueiro pela direita que mais se aproxima da ideia de jogo do técnico, em que a saída de trás precisa ser limpa e com a bola pelo chão.
O guri trazido como meia do Corinthians, há três anos, foi recuado para volante na base e para a defesa por Coudet. Aliás, antes de vir, Ramírez conversou com o técnico argentino, e isso explica muito da sua aposta em Zé Gabriel. O Portland é uma das forças da MLS.
Desde 2011 na liga, já ganhou título. Sua marca, porém, está fora de campo. Um lenhador, com sua motosserra, dá um show à parte. A cada gol, ele corta uma pequena de um tronco e presenteia quem colocou a bola na rede. Para delírio da torcida.