O Cies Football Observatory é um grupo que pesquisa futebol no elegante prédio do Centro Internacional de Estudos do Esporte, em Neuchatel, na Suíça. Nesta semana, esse grupo lançou mais um dos seus trabalhos, apontando 10 jogadores sub-23 que poderão, em breve, aparecer nas seleções de seus países. No caso do Brasil, encabeça a lista o zagueiro gaúcho Roger Ibañez, atualmente na Roma. Aos 22 anos, o guri nascido em Canela se afirmou na Itália. Trata-se de mais um daqueles casos de jogadores que ganham o mundo sem uma chance na dupla Gre-Nal.
A coluna já tratou da trajetória de Ibañez em janeiro de 2020. Na metade de 2017, ele trocou o PRS, clube formador de Garibaldi, na Serra, pelo Fluminense. Seis meses depois, aos 19 anos, ele foi incluído por Abel Braga no grupo que participaria da Flórida Cup. Estreou contra o PSV e impressionou o técnico pela versatilidade.
Meia de origem, foi recuado para volante no Rio e, com Abel, virou um dos zagueiros no 3-5-2. Foi tão bem que ficou apenas uma temporada no Fluminense. Em janeiro de 2019, a Atalanta o comprou por 4 milhões de euros. Um ano depois, ele chegou à Roma por empréstimo de 18 meses. Para ficar com ele, o ex-clube de Falcão, Cerezo, Aldair e Cafu precisa pagar 8 milhões de euros. O que deve fazer, assim como acionar a cláusula que prorroga seu contrato até de junho de 2024.
Na Roma, Ibanez joga pela esquerda no esquema com três zagueiros. O estudo da Cies, que o aponta como potencial candidato a aparecer logo na Seleção Brasileira, não parece tão desmedido. Tite repetiu, nas duas listas para as Eliminatórias, Thiago Silva, Marquinhos e Rodrigo Caio. A quarta vaga foi de Felipe e Militão.
Na última, Caio e o jogador do Real Madrid foram cortados. Felipe voltou a ser chamado e Diego Carlos, do Sevilla, ganhou chance. Aos 22 anos e com 1m86cm, Ibanez já esteve nas convocações da sub-23 em 2019.
A lista do CIES
1 - Roger Ibanez Roma
2 - Dodô (LD) Shakhtar
3 - Ígor Gomes (M) São Paulo
4 - Gabriel Sara (M) São Paulo
5 - Abner (LE) Athlético-PR
6 - Guga (LD) Atlético-MG
7 - Matheus Cunha (A) Hertha Berlin
8 - Gustavo Assunção (M) Famalicão-POR
9 - Brenner (A) Cincinnati-EUA
10 - Hugo Souza (G) Flamengo