Passada a campanha sem gol e sem vitória no Mundial de Clubes, o Palmeiras agora encara calendário com três jogos por semana até a final da Copa do Brasil contra o Grêmio. Com o acréscimo de ter jogado na quinta-feira (11) à tarde em Doha e estar em campo domingo (14) no Brasil, para receber o Fortaleza.
Entre os dois jogos, a viagem de 14 horas em que atravessará o mundo. A delegação deixaria Doha na madrugada desta sexta-feira (12), às 4h, pelo horário de Brasília. A chegada a São Paulo está prevista para o começo da noite. Apenas 48 horas depois, o Palmeiras estará em campo, contra os cearenses. Possivelmente, Abel Ferreira deverá usar uma equipe reserva, reforçada por Breno Lopes, que não disputou o Mundial, e recheada de garotos.
Como faltam 16 dias para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, todo esse desgaste conta a favor do Grêmio. Nas duas semanas até o confronto na Arena, os paulistas terão seis jogos em 14 dias.
A maratona que começa contra o Fortaleza, no domingo (14), seguirá na quarta-feira (17), contra o Coritiba, no Couto Pereira, e na sexta-feira (19) , contra o São Paulo, no Morumbi. Na segunda-feira (22), o Palmeiras recebe o Atlético-GO e, na quinta-feira (25), encerra o Brasileirão contra o Atlético-MG , no Mineirão.
O acúmulo de jogos é um ponto a favor do Grêmio, sem sombra de dúvidas. Nesse período, Renato terá apenas as três últimas rodadas do Brasileirão, recebendo o São Paulo, no domingo (14), e o Athletico-PR, no outro domingo (21), e fechando o campeonato contra o Bragantino, em Bragança, no dia 25 de fevereiro.