O Grêmio divide atenções nessa reta final da temporada de 2020 entre o Brasileirão e as decisões da Copa do Brasil. Na primeira, terá três confrontos para se garantir na fase de grupos da Libertadores, precisando somar o maior número de pontos contra São Paulo, Athletico-PR e Bragantino. Na outra, enfrentará o Palmeiras, campeão da Libertadores, que amargou o quarto lugar no Mundial de Clubes, encerrado nesta quinta-feira (11).
Capitão do Tricolor em parte da partida contra o Botafogo e autor de dois gols no confronto, o meio-campista Matheus Henrique diz que o foco da equipe gremista, em um primeiro momento, será o Brasileirão, principalmente pelo fato de os duelos da Copa do Brasil ocorrerem após o término do torneio de pontos corridos — 28 de fevereiro e 7 de março.
— Claro que temos a final, mas até lá temos o Brasileirão. Nove pontos estão em jogo, temos que somar o máximo de pontos possíveis. Nosso compromisso é deixar o Grêmio na Libertadores. Encaramos o campeonato com 100% de concentração, queríamos disputar o titulo, mas não conseguimos — disse o camisa 7.
A primeira das batalhas no Brasileiro será no próximo domingo, às 20h30min, contra o São Paulo, na Arena. Os times já se enfrentam três vezes na temporada (uma pelo Brasileirão e duas pela Copa do Brasil) e o Tricolor gaúcho ainda não foi derrotado pelo paulista — dois empates e uma vitória.
— A gente sabe que vai ser um confronto direto, então vamos em busca dessa vitória para colar neles. Conhecemos o adversário, mas eles ainda têm objetivos no Brasileirão, vão vir com outro espírito e em um outro momento. Matematicamente, ainda têm chances de título, então vêm motivados.
Matheus Henrique também falou sobre o Palmeiras, adversário na final da Copa do Brasil, que acabou ficando na quarta colocação no Mundial de Clubes, depois de perder para o Tigres na semifinal e para o Al Ahly na decisão de terceiro e quarto lugar. No entanto, o meio-campista não acredita que isso desmotive o elenco paulista para a decisão.
— Acho que o Palmeiras não vem cabisbaixo. Eles ganharam a Libertadores, não conseguiram ganhar o Mundial, mas, se você olhar em um ranking, é o quarto melhor time do mundo. Vão vir com a faca entre os dentes, mas nós também queremos esse título — finalizou.