Anote ai, Jean Pyerre estará na seleção brasileira sub-23 na primeira convocação de 2021 para a Olimpíada de Tóquio. Só um acidente de percurso o tirará da lista que André Jardine divulgará em março. O técnico das seleções olímpica e sub-20 conversou nesta quinta-feira (26) comigo e o Eduardo Gabardo, em entrevista que colocaremos, na íntegra, no ar na Rádio Gaúcha neste sábado, às 13h5min, no programa No Mundo da Copa.
Perguntei para Jardine sobre o quarteto sub-23 do Grêmio que tem feito o time decolar, usando uma expressão de Renato. Ele elogiou Darlan, em quem observa crescimento. Também tratou Matheus Henrique como afirmado já no Pré-Olímpico e Pepê como decisivo na competição disputada na Colômbia no início do ano. Até que chegou a Jean Pyerre.
Revelou que pretendia chamá-lo no ano passado, na lista para a data-Fifa de outubro. Só que a séria lesão muscular sofrida em 20 de setembro o afastou totalmente dos planos. Neste ano, mesmo com Jean já atuando em alguns jogos, havia o receio de uma nova lesão. Agora, com sequência de jogos e efetivado como titular, Jean Pyerre voltou a piscar forte o radar da CBF. Jardine, que trabalhou na base do Grêmio, conhece o quarteto sub-23 do Grêmio meia de longa data.
— O Jean é da geração 98, um time do Grêmio que todos apostavam que daria muito para o time principal. Jogava mais recuado, numa espécie de segundo volante. Gosta de vir com a bola de trás, pegando o campo de frente — descreveu o técnico.
A seleção olímpica teve sua última convocação neste mês, para amistosos contra a Arábia Saudita e o Egito. Nessa lista, o técnico observou apenas jogadores em atividade no Exterior. Na próxima convocação, pretende já encaminhar a finalização de suas observações. A Olimpíada de Tóquio está marcada para começar no dia 23 de julho. Com o adiamento dos Jogos, o futebol será sub-24. Impressão do colunista depois de ouvir Jardine: Jean Pyerre, se mantiver esse nível e a sequência de jogos, estará em Tóquio. Matheus Henrique me pareceu garantido. Pepê, muito elogiado pelo crescimento no Grêmio, tem uma disputa de vaga acirrada com Antony (Ajax), David Neres (Ajax), Rodrygo (Real Madrid) e Vinícius Jr. (Real Madrid).