Jogador com histórico de seleções brasileiras de base, companheiro de Vinícius Júnior, do Real Madrid, Lincoln, do Flamengo, Yuri Alberto, do Santos, e Paulinho, do Leverkusen, na conquista do Sul-Americano Sub-17 em 2017, Victor Bobsin parecia ter o caminho pavimentado para o grupo principal. Volante de bom porte, 1m85cm, e que combinava força e qualidade no passe, estava alinhado com a nova diretriz do Grêmio para a função.
Só que dois anos e meio se passaram, e Bobsin ainda busca seu espaço. As lesões em série prejudicaram. Em 2018, foram três: tendinite no joelho, fratura do quinto metatarso e uma pancada que acabou provocando ruptura no músculo. Tanto que seus números apontam menos de 10 partidas na temporada: cinco na Copa São Paulo, duas no Brasileirão Sub-20 e uma no de Aspirantes.
No ano passado, outra vez acabou prejudicado por lesões. Uma delas pouco antes de o time de transição fazer excursão para amistosos em Portugal e na Espanha. Ainda assim, atuou mais. Foram 17 partidas, sendo nove pela Copa Seu Verardi e oito pelo Brasileirão de Aspirantes.
Com contrato até o final de 2021 e a série de lesões superadas, Bobsin espera a sua vez. A questão é saber se Renato coloca o guri de 20 anos em seu horizonte. A fila está grande. Além de Maicon e Matheus, há Lucas Silva, Thaciano, Darlan e Lucas Araújo, promovido neste ano.
Interesse do Exterior
Nesta semana, Bobsin voltou ao noticiário por ter seu nome vinculado, pelo site Calciomercatto, a Udinese, reconhecida na Europa por apostar em jovens, e Bologna. O passaporte espanhol, obtido em 2018, e as 14 convocações para seleções de base no currículo o colocam como uma boa aposta no lado de lá do Atlântico. Mesmo que tenha jogado pouco nos últimos dois anos.
A multa rescisória é de 60 milhões de euros (R$ 351 milhões). É evidente que uma negociação não sairia nesses valores. Mas talvez seja a melhor solução, tanto para Bobsin, que parece longe dos olhos de Renato, quanto para o Grêmio, que poderia manter um percentual e apostar que, na Europa, sua promessa confirme tudo o que se esperava dela.