Pablo Jesús Piñones-Arce é um sueco quase chileno. Técnico do sub-20 do Hammarby, clube escandinavo que participou da Copa Ipiranga, ele fala o espanhol fluente que aprendeu em casa, com os pais, que deixaram o Chile em 1980 e se estabeleceram em Estocolmo. Aos 38 anos, aproveita a estada em Porto Alegre, que acaba na segunda-feira, para observar jogadores, conhecer a dupla Gre-Nal e ver novos métodos de treinos.
Por sorte, está longe da polêmica que se instalou na Suécia e que tem o Hammarby no centro. O clube teve um percentual comprado pelo ídolo Ibrahimovic, o que provocou onda de protestos dos torcedores do Malmoe, onde o astro iniciou a carreira. Pablo evita falar do tema, diz que sua participação se limita ao campo. Sobre outros temas, ele conversou com a coluna.
Como um filho de chilenos foi nascer na Suécia e comandar um dos principais clubes do país?
Meus pais chegaram à Suécia em 1980. Nasci um ano depois. Aprendi em casa o espanhol, temos familiares no Chile. Mas esta é a primeira vez que venho para a América do Sul. Joguei futebol profissional na Suécia, na Dinamarca e na Itália. Fiz parte da seleção até o sub-21.
Como estão sendo esses dias aqui em Porto Alegre?
Faz tempo que temos relações com o futebol sul-americano, com contatos e relacionamento com alguns clubes daqui. Estão sendo dias proveitosos. Sempre há de ser ter a mentalidade aberta. Aproveitamos aqui para intercâmbio, para falar com as pessoas. Não estamos trabalhando com máquina, mas com pessoas. Sempre se pode ter colaboração de ideias. Somos um clube humilde.
Porto Alegre é uma cidade muito quente nesta época. Como tem sido para o Hammarby esses dias de calor enquanto que em Estocolmo já faz algo perto de 0ºC?
Nas partidas, a equipe se apresentou muito bem, aprendemos a jogar com muito calor. Essa foi uma experiência muito boa para todos. Sim, faz muito calor, mas seguimos em frente para aprender a lidar com isso. Estamos sendo muito bem cuidados aqui pelos organizadores. Fomos bem recebidos em todos os locais visitados em Porto Alegre. Andamos muito pela cidade. Hoje, fomos a um clube desfrutar das piscinas.