Jonathan, 20 anos, virou o nome do setembro alvissareiro do Avaí. Coincidiu com a promoção do guri a recuperação do time no Brasileirão. Ele estreou no segundo tempo contra o Fluminense, no Maracanã, vitória do Avaí por 1 a 0.
Contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, fez seu primeiro jogo como titular. Vitória por 1 a 0, com gol dele. Na segunda-feira (24), contra o Atlético-MG, fez sua primeira partida como profissional na Ressacada. Avaí 1 a 0, gol dele outra vez.
Jonathan é gaúcho de Capão da Canoa e, até setembro do ano passado, estava encostado no sub-20 do Inter. Em 2017, teve série de lesões e, segundo um dirigente colorado, enfrentava dificuldades físicas e para manter-se no peso. Surgiu a chance de se transferir para o Avaí, e ele nem pensou duas vezes em deixar o Beira-Rio, no qual chegou aos 10 anos, depois de duas temporadas no Juventude.
O Inter liberou-o, mas com a condição de conservar 20% dos direitos. Em Florianópolis, o centroavante destro de 1m73cm deslanchou, Foi destaque na conquista do Estadual Sub-20, com gol na final, e fez seis gols no Brasileirão de Aspirantes. Por causa deles, foi promovido por Alberto Valentim e mandou para o banco Brenner, outro ex-colorado e um dos maiores salários do Avaí.