Lembram-se do Naldo, zagueiro de passagem pelo Grêmio em 2012? Pois ele é o marcador que tenta, sem sucesso, tirar a bola de Messi na imagem acima, no clássico catalão Barcelona x Espanyol. O jogo, é claro, acabou com vitória de 2 a 0 do Barça e um show de Messi, que fez os dois gols e brilhou em campo. Até aí, nada de novo.
O relevante, para o nosso contexto, é mesmo a presença de Naldo no Camp Nou, em um jogo cujo público de 92.795 pessoas foi o segundo maior no estádio nesta temporada – só ficou atrás do "El Clasico", como é chamado o jogo contra o Real Madrid. Em um momento de escassez de zagueiros na Arena, o canhoto Naldo seria uma alternativa de luxo. No final de 2012, ele deixou o Grêmio seduzido por uma oferta da Udinese.
A direção bem que tentou mantê-lo. Havia perdido Gilberto Silva naqueles mesmos dias e contaria para a temporada com Werley, Vilson, Saimon, Grolli e Pablo.
Depois disso, Naldo rodou pela Europa: Bologna, Sporting Lisboa, Getafe e Krasnodar, da Rússia. Aos 30 anos, está em sua segunda temporada no Espanyol. Chegou indicado pelo técnico Quique Sánchez Florez, com quem havia atuado por uma temporada no Getafe.
Quique tomou seu caminho, e Naldo virou mais titular do que nunca em Barcelona – o que atrapalharia uma possível volta ao Brasil, tão carente de zagueiros. Além do bom momento, ele tem como trunfo para seguir por lá o passaporte europeu, por ter se casado com uma italiana.