Um time mais veloz e vertical. Assim é a Universidad Católica versão 2019 que cruzará com o Grêmio na fase de grupos da Libertadores. A troca do técnico espanhol Beñat San José pelo argentino naturalizado boliviano Gustavo Quinteros tirou o estilo mais de toque do time e impôs um jogo de marcação alta e transições rápidas.
Quinteros, técnico do Equador em boa parte das últimas Eliminatórias, recebeu cinco reforços: o lateral Juan Cornejo, o zagueiro Valber Huerta, o volante César Pinares e os atacantes Edson Puch e Jeisson Vargas.
Puch é figurinha carimbada na América. Já rodou por La U, LDU e Huracán e enfrentou o Grêmio no Mundial de Clubes, pelo Pachuca. É na velocidade dele que Quinteros aposta. Jeisson Vargas volta ao clube sem confirmar tudo que prometia. Aos 21 anos, passou por Estudiantes-LP e Montreal Impact sem brilho.
Buonanotte, que chegou a ser cotado no Fortaleza, seguirá para a Libertadores e negocia renovação do contrato, que acaba em junho. No sábado, a La UC venceu o Torneio Fox Sports, no histórico Sausalito, em Viña del Mar, ao fazer 4 a 1 no Everton, clube chileno que pertence ao mexicano Grupo Pachuca.