A decisão de Renato sobre seu futuro deixa pendentes uma série de outras definições que retardam a largada de 2019 na Arena. Passam pelo técnico as chegadas e as partidas no grupo do Grêmio e o planejamento para começar uma temporada que, salvo algum acidente de percurso, contará com o clube na fase de grupos da Libertadores.
A situação de alguns jogadores importantes do atual grupo está atrelado à permanência de Renato. São da confiança do técnico. Estão nesta lista, por exemplo, o lateral-direito Léo Moura, o volante Cícero, o meia Douglas e o centroavante Jael, cujos contratos se encerram no final de dezembro. O lateral-esquerdo Marcelo Oliveira tem vínculo vai até o fim de 2019, mas é outro com futuro no clube a ser analisado.
Passam também pelo técnico as contratações para a próxima temporada. As conversas em torno de mudanças no grupo já foram entabuladas com o próprio Renato. Caso ele decida partir para o Flamengo, será preciso ouvir indicações e apreciações de nomes feitas pelo novo técnico.
Por tudo isso, o 2019 do Grêmio ainda está preso ao futuro de Renato. A promessa do técnico é de uma definição apenas depois de encerrado o Brasileirão, no domingo (2). Até lá, o clube ainda vive 2018.