O futebol cria alguns roteiros que parecem de cinema. Alexandre Guimarães, um pernambucano que deixou Recife com a família aos 12 anos para morar na Costa Rica, foi o primeiro jogador brasileiro a enfrentar a Seleção. Isso aconteceu lá no longínquo 1990, na Copa da Itália. O jogo acabou em um magro 1 a 0, gol de Muller.
Em 2002, Alexandre Guimarães era o técnico da Costa Rica na goleada de 5 a 2 da Seleção, em jogo que encerrou a campanha na primeira fase. Agora, nesta sexta-feira, Alexandre Guimarães estará em casa, em San José. Verá pela TV. Mas mandou à Rússia um representante direto. O volante Celso Borges é filho de Guimarães e, aos 30 anos, é uma das referências da seleção, como foi seu pai nos anos 1990.
Em entrevista ao NYT, Gomes desidratou seu DNA brasileiro. Disse que é totalmente costarriquenho e que, em casa, o pai e o único a manter um vínculo com o país-natal, através dos familiares em Pernambuco. Titular do La Coruña, Borges é quem dá sustentação ao meio-campo e sai para se juntar aos meias e atacantes nos contra-ataques.