O Grêmio da final da Libertadores estará em campo no final da tarde deste feriado de 15 de Novembro. Será o último ensaio antes da decisão. Por isso, Renato mandará a campo quem tiver de melhor. E o melhor ainda guarda duas dúvidas: Everton ou Fernandinho e Michel ou Jailson. Quanto à primeira disputa, não tenho dúvidas. Everton está em melhor momento e merece assumir o lado esquerdo do ataque. Se Renato olhar apenas a produção em campo e descartar o currículo ou a longevidade, o guri entra no time. E vamos combinar que nem tão guri assim ele é. Everton entrou na final da Copa do Brasil no ano passado e foi decisivo. Não será por inexperiência que ele pode deixar de dar a resposta.
Agora, quanto a Jailson e Michel, confesso estar longe de ter uma convicção. Jaílson entrou bem, deu excelente resposta e lembrou aquele jogador do ano passado, quando substituía Walace, então principal jogador do time, e ninguém sentia saudade do titular. Só que Michel, até sofrer a artroscopia, era quem dava a sustentação no meio-campo e permitia que Arthur saísse para jogar sem preocupações defensivas. Michel ganhou um lugar no time por mérito e isso deve ser levado em conta.
Apesar do discurso de domingo, em que deu uma luz alta nos titulares pela acomodação no Brasileirão, não acredito que Renato vá promover mudanças. A entrevista coletiva foi só um canal mais potente para fazer chegar aos jogadores o recado. Eles ouviram e, tenho certeza, darão a resposta ao técnico nesta quarta-feira. Afinal, se trata do último ensaio antes do grande jogo do ano.