Pelo sétimo ano consecutivo, a Finlândia foi considerada o país mais feliz do mundo. O ranking World Happiness Report, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), avalia 143 nações. O Brasil subiu cinco posições, ficando em 44º lugar. Qual o segredo da Finlândia? O que é a felicidade finlandesa?
Com pouco mais de cinco milhões de habitantes, a Finlândia fica no norte da Europa, entre a Suécia e a Rússia. Outros países nórdicos - Dinamarca, Islândia e Suécia - aparecem logo abaixo dos finlandeses no ranking. A lista é baseada na avaliação que os moradores fazem da própria felicidade e em dados sociais e econômicos.
No programa Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha, ouvimos Patric Santos, gaúcho de Campo Bom, que mora desde 2016 na Finlândia, onde faz mestrado em desenvolvimento de alimentos. Ele contou que os próprios finlandeses brincam com o resultado, porque são considerados mais frios e reservados, sem demonstrar tanta felicidade nas ruas. Entre os memes nas redes sociais, um apresenta um homem de cara fechada para "mostrar como é a felicidade na Finlândia". Questionamos o gaúcho sobre os segredos da felicidade no país.
— Os dados econômicos e sociais da Finlândia são os mais relevantes para o resultado. Acredito que os finlandeses se consideram felizes pela proximidade com a natureza e bom equilíbrio entre trabalho e vida privada, além da confiança nas instituições, pouca corrupção e acesso gratuito a saúde e educação — responde Santos.
O gaúcho também citou que os finlandeses respeitam muito o espaço individual, não invadindo a privacidade de outros. Na entrevista, falou como é viver no país, e explicou os sistemas de saúde e educação.