Leandro Staudt

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Desde o ano 2000 na Rádio Gaúcha, é apresentador do programa Gaúcha+. Sempre curioso sobre a vida no passado, o jornalista adora boas histórias. Na coluna em GZH traz curiosidades sobre fatos, lugares, empresas, produtos e pessoas.

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Do susto à paixão de uma família gaúcha, a história da restauração de um Ford 1936

Modelo 18 é destaque de evento de carros antigos em Bento Gonçalves

Leandro Staudt

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Pela pintura reluzente e estado de conservação, o Ford Modelo 18 Cabriolet 1936 parece que saiu ontem da linha de produção. O carro é destaque do 30º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos, que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro em Bento Gonçalves, na Serra. Recentemente, a raridade ganhou nova pintura.

A história do carro com uma família bento-gonçalvense começou em 1980. O empresário Cláudio Ivanez João Pegoraro encontrou um anúncio de venda nos classificados do jornal Zero Hora. Em Imigrante, no Vale do Taquari, buscou o veículo, que estava destruído pela ferrugem, mas com a capota intacta. Pelo valor investido, equivalente a R$ 50 mil hoje, gerou grande expectativa na família. Quando chegou à Serra com a aquisição, que nem rodava, a esposa e os filhos tomaram um susto.

Envolvendo os filhos Cleiton Pegoraro e Cláudio Pegoraro Filho, foram cinco anos de trabalho de restauro. Numa época sem internet para consultas prévias, fizeram várias de viagens em busca de peças no Uruguai. Um mecânico uruguaio também foi a Bento Gonçalves. 

Na véspera do Natal de 1985, o pai buscou o carro reformado na oficina. O presente de Natal não teve forças para chegar à casa da família, quebrando no caminho. Só na Páscoa do ano seguinte, com motor em perfeito funcionamento, os Pegoraro começaram a desfilar pela cidade com a Baratinha Ford, nome popular do modelo. 

Reprodução / Acervo Família Pegoraro
Ford 1936 antes da reforma pela família Pegoraro na década de 1980.

O Ford 1936 foi o primeiro carro restaurado de placa preta em Bento Gonçalves e estampa a logomarca do Veteran Car Club dos Vinhedos. O Modelo 18 foi um dos grandes responsáveis por criar a mítica em torno do V8, uma paixão norte-americana. A tração é traseira. O motor 3.6 litros está acoplado ao câmbio manual de três marchas, desenvolvendo 85 cv e produzindo um ronco grave e imponente. O carro é conversível, com capota manual.

Quando a capota está fechada, protege apenas o banco dianteiro. Na parte de trás, o assento para levar dois passageiros ficou conhecido popularmente como "banco da sogra". Maldade com as sogras, deixadas desprotegidas no sol e na chuva. O estepe é coberto com acabamento em metal na cor da carroceria. 

A família Pegoraro tem outros sete carros antigos. O cirurgião-dentista Cleiton Pegoraro conta que o Ford 1936 era paixão do pai, que faleceu em 2021. Depois da reforma nos anos 1980, o veículo nunca mais deu incomodação. Cada passeio pelas ruas de Bento Gonçalves vira um desfile, porque desperta a curiosidade de pessoas de todas as idades. O proprietário prefere circular nos domingos pela manhã.  

Eu o questionei sobre possíveis propostas de compra. Cleiton avisa nem dá margem para ofertas. O carro é uma lembrança do pai. Depois do susto e da demorada restauração, virou paixão de família.

Como conhecer o Ford Modelo 18 Cabriolet 1936 

  • 30º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos
  • Quando: 17, 18 e 19 de novembro de 2023
  • Onde: Pavilhões da Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481, bairro Fenavinho), em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha
  • Ingressos: R$ 15,00
  • Estacionamento: R$ 25,00 para carro; R$ 10,00 para moto e R$ 50,00 para ônibus
  • Inscrições podem ser feitas pelo site www.veterancarvinhedos.com.br 

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