No espaço "Porto Alegre de Hontem e Hoje", a Revista do Globo apresentava em fotos as transformações da cidade. Em 1931, publicou duas imagens da esquina das ruas Sete de Setembro e Uruguai. Em passagem pelo Centro Histórico, aproveitei para fotografar o mesmo local mais de 90 anos depois. Veja acima a evolução urbana deste ponto da capital gaúcha em três momentos.
A primeira imagem, sem registro da data, mostra um prédio de dois pavimentos, com características de arquitetura neoclássica, típica do período do Império. A linha do bonde passava pela Rua Sete de Setembro. Em destaque, as carroças usadas no transporte de cargas. Certamente, a foto é anterior a 1900. Em 1902, os dois andares do prédios foram ocupados pela administração dos Correios no Estado. Um ano antes, a intendência inaugurou o Paço Municipal na área em frente.
Na segunda imagem, de 1931, o prédio é o mesmo, mas com outra pintura e propaganda na parte superior da fachada. Uma das placas anuncia o novo fogão Wallig. Outra é dos pneus Fisk. Na esquina, ficava uma das cafeterias do Café Nacional. O bonde continuava circulando pela Rua Sete de Setembro. As carroças já davam lugar aos automóveis.
As duas fotos foram feitas do segundo andar do prédio que ficava onde está hoje o Edifício União, inaugurado na década de 1940. Na esquina das ruas Sete de Setembro e Uruguai, o prédio antigo deu lugar ao edifício do Banco do Brasil, cuja pedra fundamental foi lançada em 1949.
Um fato marcante envolvendo aquele edifício. Na madrugada de 21 de novembro de 1958, com obra praticamente pronta para a inauguração, um grande incêndio destruiu os últimos seis andares. Devido ao imprevisto, somente em 1962 o Banco do Brasil transferiu sua sede de Porto Alegre para o moderno prédio.
Na foto atual da esquina, é possível ver árvores da Praça da Alfândega na sequência da Rua Sete de Setembro. Elas não aparecem nas duas fotos antigas. Em 1979, a Câmara Municipal unificou as praças Senador Florêncio e Barão do Rio Branco, devolvendo o nome Praça da Alfândega. Um trecho da rua acabou incorporado à praça, com plantio de novas árvores.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)