Quando comento na Rádio Gaúcha sobre os bailes de carnaval nos clubes Porto Alegre, muita gente lembra com saudades do Verde e Branco, do Teresópolis Tênis Clube (TTC). Entre a década de 1980 e início dos anos 2000, a festa reunia milhares de foliões na noite de sexta-feira, abrindo os festejos carnavalescos na cidade. O Verde e Branco, nome em referência às cores do clube, era promovido pela Emprol Eventos, empresa do jornalista Fernando Vieira e do publicitário Jorge Salim Allen, já falecidos.
Fundado em 1944 para a prática do tênis, o Teresópolis Tênis Clube realiza bailes de carnaval desde os primeiros anos. No ritmo das marchinhas, agitava o bairro Teresópolis, na Zona Sul. Na festa de Réveillon de 1948, por exemplo, o clube elegeu a rainha do carnaval do ano que estava começando.
No acervo da produtora Leopoldis-Som, podemos ver a animação do baile de 1966, com salão lotado ainda na antiga sede do Teresópolis Tênis Clube. O vídeo sem áudio é uma volta aos áureos tempos dos bailes nos clubes da cidade.
Mesmo depois que a Emprol criou o Verde Branco, no início da década de 1980, o TTC manteve outros bailes. O pesquisador Ricardo Eckert, sócio desde a infância, lembra que dos bailes adultos nos domingos e nas terças-feiras. A gurizada se divertia nas tardes de sábado e segunda-feira.
— O Verde e Branco era um carnaval comunitário, muito empolgante. As pessoas vinham de outros bairros para curtir — recorda Eckert.
O ex-presidente do TTC, Luiz Fernando Mello Tarasiuk, conta que o Verde e Branco chegava a reunir 10 mil foliões no salão e no ginásio.
— Sempre foi um momento importante para o clube, era uma vitrine — resume Tarasiuk.
O baile, que chegou a ter transmissão ao vivo na televisão, reunia personalidades da cidade, como artistas, políticos e jogadores de futebol. Homens e mulheres usavam fantasias de luxo. As festas foram um sucesso até a década de 1990. Em 1995, nota no jornal Pioneiro destacou que Verde e Branco realizaria a 15ª edição. As últimas edições foram no início dos anos 2000.
Como em outros clubes, a festa perdeu público com redução de sócios e migração dos porto-alegrenses para as praias no carnaval. Depois de mais de 10 anos fora do calendário, o Verde e Branco chegou a ter uma versão com público menor em 2017. Em 2020, o Teresópolis Tênis Clube realizou a sua última festa de carnaval, infantil.
Em 2021, em meio a crise financeira, o TCC fechou a sede na Avenida Engenheiro Ludolfo Boehl. O clube tenta vender a área para pagar as dívidas e procura outro local no bairro para nova sede.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)