A Corrida Internacional de São Silvestre encerra o ano esportivo no Brasil. Nas ruas de São Paulo, atletas mantêm uma tradição de quase um século. É verdade que não ocorre mais de noite, como na origem. O jornalista e advogado Cásper Líbero trouxe a ideia depois de viagem a Paris, onde ficou encantado com corrida noturna. Em 31 de dezembro de 1925, o jornal A Gazeta promoveu a primeira São Silvestre no Brasil. O que poucos sabem é que Porto Alegre também já teve corrida na última noite do ano.
Inspirados na prova paulistana, o Touring Clube do Brasil e a Liga Atlética Riograndense realizaram a 1ª Corrida Clássica São Silvestre de Porto Alegre em 31 de dezembro de 1935, como parte das celebrações do centenário da Revolução Farroupilha. A largada ocorreu às 23h35, em frente à sede da Rádio Farroupilha, na Rua Duque de Caxias, junto ao novo viaduto da Avenida Borges de Medeiros.
Com ampla cobertura da imprensa nos dias anteriores, milhares de pessoas acompanharam a passagem dos atletas pelas ruas do Centro e dos bairros Bom Fim e Cidade Baixa. A Rádio Farroupilha, inaugurada meses antes, fez a transmissão da aguardada corrida, narrada pelo "speacker" Arildo Príncipe.
A corrida de seis quilômetros reuniu 145 atletas, orientados a vestir camisetas brancas, já que os números fornecidos pela organização eram pretos. Pelo percurso anunciado, os corredores passaram em frente à Santa Casa, seguindo até a Rua da Conceição (o túnel é só de 1972), descendo em direção à Avenida Osvaldo Aranha, passando pela Rua Venâncio Aires e pela Rua José do Patrocínio rumo à Avenida Borges de Medeiros. Com grande público, a chegada foi no Viaduto Otávio Rocha.
O atleta rio-grandino José Peres, do Grêmio de Regatas Rio Grande, confirmou o favoritismo e venceu com o tempo de 17 minutos e 45 segundos. Ele era o campeão estadual dos 10 mil metros. Quando chegou a Porto Alegre no navio Gení Naval, contou que era grande a expectativa pela prova na sua cidade, onde seriam instalados alto-falantes nas ruas para a população ouvir a transmissão da Farroupilha.
Casemiro Marinho e Alfredo Costa, atletas do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, chegaram em segundo e terceiro lugares. O quarto colocado foi Mário Rosa, de Caxias do Sul, e o quinto, Werner Beck, da Tunerbund (Sogipa). A noite do "Ano Bom", como chamavam na época, foi agitada nas ruas de Porto Alegre.
Devido ao sucesso da primeira edição, a corrida de São Silvestre voltou a ser realizada nos anos seguintes. Localizei registros nos jornais sobre a promoção de pelo menos seis edições, entre 1935 e 1940.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)