O Fuss-Ball Club Porto Alegre e o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense nasceram no mesmo dia, em 15 de setembro de 1903. A fundação das duas agremiações ocorreu após apresentação do Sport Club Rio Grande, que foi recebido festivamente para partida de exibição, uma semana antes, na capital gaúcha. O esporte britânico empolgou praticantes de outras modalidades, como ciclismo e remo. O Fuss-Ball (futebol, em alemão) reuniu integrantes da sociedade de ciclismo Radfahrer Verein Blitz (Clube de Ciclistas Relâmpago). As cores branca e verde foram escolhidas para o uniforme. Futuramente, seria conhecido como "clube caturrita".
A primeira "cancha" ficava na Rua Voluntários da Pátria, ao lado do velódromo da Blitz, uma área entre as atuais ruas Álvaro Chaves e Almirante Barroso, de acordo com o pesquisador Ronaldo Bastos. Com as marcações e goleiras, é considerado o primeiro campo de futebol organizado na cidade. Em 6 de março de 1904, abrigou o primeiro jogo entre dois clubes de Porto Alegre.
Na verdade, foram realizadas duas partidas naquela tarde de domingo. Cada clube montou dois times para a disputa dos troféus Wanderpreis e Vereinspreis, como noticiou o jornal A Federação. A entrada no campo era feita pelo mesmo acesso da sociedade de ciclismo. O programa previa o Wanderpreis em dois tempos de 30 minutos, das 15h30 às 16h e das 16h40 às 17h10. O Vereinspreis teve dois tempos de 20 minutos, das 16h10 às 16h30 e das 17h20 às 17h40.
O Grêmio venceu os dois jogos, abrindo caminho para uma longa superioridade nos confrontos. A vitória foi por 1 a 0 no Troféu Wanderpreis, considerada a primeira partida da história do clube, que usava apenas as cores preta e azul naquela época. Até a década de 1940, foram 62 partidas, com 52 vitórias gremistas, cinco empates e cinco glórias do Fuss-Ball.
Em 1915, o Fuss-Ball começou a jogar na Chácara das Camélias, novo campo de futebol na Rua José de Alencar. Em seguida, devido à Primeira Guerra Mundial, com envolvimento da Alemanha, trocou o nome para Foot-Ball Club Porto Alegre. O principal título pode ser considerado o Citadino de 1923, quando a cidade teve duas ligas. O Grêmio venceu a outra.
Em 1944, já chamado de Futebol Clube Porto Alegre, o pioneiro time acabou extinto após crise financeira. A Chácara das Camélias, comprada pela Associação dos Funcionários da Viação Férrea, sediou jogos do Nacional Atlético Clube. O terreno do antigo estádio, na esquina das ruas José de Alencar e Gonçalves Dias, é ocupado atualmente por um supermercado e pela Escola Estadual de Ensino Médio Infante Dom Henrique.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)