O remo já foi um dos esportes mais populares no Rio Grande do Sul, praticado por imigrantes europeus e seus descendentes. A primeira regata oficial foi disputada em Porto Alegre em 1895. A Federação de Remo do Rio Grande do Sul (Remosul) chegou a ter 13 clubes filiados simultaneamente no final da década de 1940. Nas remadas nos rios, nasceram clubes tradicionais e que agregaram outras modalidades com o tempo, como o Grêmio Náutico União.
Em São Leopoldo, os remadores se reuniam no Club Nautico Itapuí, fundado em 1914. No documentário Novos Horizontes, produzido pela Leopoldis-Som em 1934, um parque aquático era atração no Rio dos Sinos, no centro da cidade. O filme mudo está no acervo da Fundação Ernesto Frederico Scheffel, de Novo Hamburgo.
Além dos barcos a remo e motor, chama a atenção a estrutura com trampolim e escorregador. Em vez de uma piscina, um banho no rio. Na ponte, o esportista Adolfo Petrik faz um salto "verdadeiramente sensacional".
Como na piscina da Sogipa no Guaíba, o Rio dos Sinos era ponto para população se divertir nos dias de calor. Quem sabem um dia volte a ser balneável.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)