Como a coluna é sobre história e memórias, eu não poderia deixar de trazer uma lembrança para o Dia das Mães. Nada se compara ao amor de uma mãe pelos filhos. Vocês devem ter na memória muitos episódios de alegria, tristeza, perrengues e conquistas. Momentos engraçados, também, é claro. Talvez, na época, não fossem tão divertidos, mas hoje podemos dar boas risadas.
Antonio Carlos Macedo brincou com ouvintes do Gaúcha Hoje sobre as célebres frases que nossas mães repetiam. Uns recados continuam bem atuais. O Tiago Bitencourt, que fica com o WhatsApp da Rádio Gaúcha durante o programa, leu muitas mensagens. Ele separou as mais citadas pelos nossos ouvintes, que são de diferentes gerações e das mais variadas cidades:
- Em casa, a gente vê.
- Na volta, a gente compra.
- Quando teu pai chegar, tu vai ver.
- Se eu for aí e achar, tu vai ver.
- Coloca o casaquinho.
Quais você já ouviu? O mais incrível é como as frases, com pequenas variações nas palavras, se repetiam em casas de regiões diferentes, em épocas variadas. Eu falo de um período sem rede social e memes. Não tenho a resposta para tanta coincidência. Talvez não seja apenas no amor pelos filhos que as mães sejam parecidas.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)