O 4º Distrito foi importante região industrial de Porto Alegre. Pelo planejamento atual da prefeitura, é formado pelos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos, uma área de 1.193 hectares. Numa faixa que começa no Viaduto da Conceição e vai até a Arena do Grêmio, moram 54 mil pessoas e estão instaladas mais de oito mil empresas. Nos últimos anos, empreendedores fazem grandes esforços para revitalização da área.
O avanço de Porto Alegre para o Norte teve a abertura do Caminho Novo em 1806. A estrada às margens do Guaíba tinha chácaras, uma área de produção rural. Durante a Guerra dos Farrapos, na altura da Rua Pinto Bandeira, um portão com ponte elevadiça era a saída para o Caminho Novo. A cidade murada queria evitar novas invasões dos farroupilhas. Com o fim do conflito em 1845, as barreiras caíram e a cidade se expandiu. Em 1870, a estrada foi renomeada como Rua Voluntários da Pátria, em homenagem aos brasileiros que lutaram na Guerra do Paraguai. Nos períodos chuvosos, era um atoleiro.
A Rua Voluntários da Pátria recebeu a linha do trem em 1874, gerando reclamações de moradores que não queriam o barulho e o movimento. No Guaíba, surgiram trapiches. Não demorou para a industrialização da área, berço de grandes indústrias, como Renner, Gerdau, Neugebauer e Steigleder. Outras vias importantes do 4º Distrito são a Avenida Farrapos e a Avenida Cristóvão Colombo, antiga Rua da Floresta.
A enchente de 1941 foi traumática para moradores e empresas do 4º Distrito. Nas décadas seguintes, fábricas importantes faliram ou buscaram novas áreas. O professor e empreendedor Jorge Piqué lembra que, a partir da década de 1970, o governo do Estado ofereceu incentivos às fábricas que foram para cidades da Região Metropolitana. A consequência foi a desindustrialização do 4º Distrito.
Por que 4º Distrito? Até a década de 1950, o município de Porto Alegre era dividido em 10 distritos. O 4º Distrito, que abrangia a área ao Norte do Centro, é o único que continuou no imaginário popular. Ninguém mais fala, por exemplo, do 2º Distrito, que era formado por Menino Deus, Praia de Belas e Azenha.
A região vem recebendo nos últimos anos investimentos importantes nas áreas de gastronomia, fabricação de cerveja, tecnologia e economia criativa. A prefeitura de Porto Alegre quer incentivar maior ocupação residencial.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)