As donas de casa estavam acostumadas a lavar as roupas com barras de sabão. Um trabalho árduo, que exigia muita força nos braços. Uma grande novidade chegou ao mercado brasileiro em 1953. A indústria Irmãos Lever, atualmente Unilever, produziu em São Paulo o Rinso, primeiro sabão em pó do Brasil.
Nas propagandas, a empresa dizia que acabou "o penoso trabalho de esfregar o sabão em cada peça de roupa separadamente". O Rinso poderia ser dissolvido na água do tanque. Com "metade do trabalho", a roupa ficaria limpinha depois de uma rápida esfregada. A indústria também fazia questão de destacar que não custava mais do que o sabão em barra. O Rinso lavava "tanta roupa quanto dois pedaços de sabão comum de 250 gramas".
O slogan “lava mais branco” ficou famoso. A Irmãos Lever recorreu ao seu núcleo de Contatos Diretos com o Consumidor, criado pelo Departamento de Propaganda dez anos antes para promover o sabonete Lever e Flocos Lux. A ideia era mostrar a eficácia para vender, por isso faziam muitas demonstrações pelo Brasil para apresentar as vantagens do sabão granulado.
Em 1957, a empresa lançaria no Brasil um concorrente para seu produto pioneiro. O Omo, que já era vendido desde a década de 1940 na Inglaterra, se tornaria sinônimo de sabão em pó para lavar roupas. O significado das três letras é Old Mother Owl, na tradução, a “velha mãe coruja”. Na década de 1960, conseguiram consolidar o Omo. O Rinso ficou nas prateleiras até a década de 1970, quando veio na versão Novo Rinso. A marca deixou de ser produzida no Brasil, mas a Unilever mantém em outros mercados, como a Indonésia.
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