Depois da inauguração de um posto avançado da Guarda Municipal no Parcão, a prefeitura de Porto Alegre já se prepara para expandir a iniciativa para, ao menos, três novos locais. São eles: o Largo Glênio Peres, no Centro da Capital, a Praça México, que fica no bairro Jardim Leopoldina, e ainda a Restinga, na zona sul da cidade.
Os contêineres funcionarão como uma espécie de "escritório" da guarda, abrigando agentes e veículos que servem à segurança dos frequentadores. No caso dos parques, a reivindicação era antiga por parte de moradores e frequentadores, como forma de assegurar tranquilidade a quem usufrui do espaço.
Atualmente, conforme mostrou GZH, também já está sendo revitalizada uma estrutura no Parque Marinha do Brasil para abrigar outro posto avançado da Guarda Municipal. A inauguração está prevista para 2024.
Nesta terça-feira (26), durante a inauguração do posto do Parcão, o secretário de Segurança da Capital, Alexandre Aragon, explicou que a Guarda será utilizada cada vez mais para este fim:
— Em algum momento, a Guarda Municipal foi reduzida a apenas vigilantes de prédios públicos. Hoje, com a nova legislação, ela está se reaproximando da população. Trata-se de um presente de aniversário dos 252 anos para Porto Alegre — diz Aragon.