A manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro em Porto Alegre terá um cenário diferente, para além das ruas e avenidas utilizadas nas motociatas de apoiadores, como na cidade de São Paulo. Desta vez, a ala bolsonarista gaúcha prepara uma homenagem que utilizará um dos cartões postais da Capital: a orla do Guaíba.
O deputado federal Bibo Nunes (PSL), fiel aliado de Bolsonaro, organiza uma espécie de "motociata aquática": apoiadores se reunirão em jet skis e lanchas no Guaíba em aceno ao presidente da República.
Há centenas de inscritos, segundo ele contou à coluna, para o ato político.
Em conversas com o presidente, Bibo ainda tenta convencê-lo a dar uma voltinha de jet ski em sua passagem pela Capital. Não seria a primeira vez que Bolsonaro se aventuraria em um passeio aquático. No ano passado, por exemplo, o presidente apareceu circulando em um jet ski pelo Lago Paranoá, em Brasília.
Agenda
A visita de Bolsonaro ao Rio Grande do Sul terá início ainda na sexta-feira. A pré-agenda até aqui inclui uma visita à Universidade de Caxias do Sul (UCS) para acompanhar a planta fabril de produção de grafeno. Uma comitiva da instituição já havia convidado o presidente para uma visita ao local, ainda no ano passado.
À noite, o cerimonial prevê um encontro com o setor vitivinícola em Bento Gonçalves, onde Bolsonaro deve pernoitar. Ele se deslocaria a Porto Alegre no sábado pela manhã.
Na Capital, o prefeito Sebastião Melo gostaria de encontrar o presidente para uma agenda sobre mobilidade urbana, mas isso não foi confirmado oficialmente.
No sábado, em princípio, está prevista a realização da motociata de apoio ao presidente, além da homenagem aquática. Bolsonaro também pretende participar de almoço com empresários que seria realizado na casa NTX, próximo ao aeroporto.