A conquista de duas medalhas do judô brasileiro na Olimpíada em Tóquio teve celebração especial por parte da presidente do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Leany Lemos, indicada pelo governo do Estado ao posto. É que o banco público é um dos agentes do Projeto Olímpico da Sogipa, de Porto Alegre, através da Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte.
"A vitória desses atletas é também uma vitória do esporte brasileiro e ressalta a importância de apoiar projetos que transformam vidas através do esporte", destacou a entidade após as conquistas de Mayra Aguiar — única brasileira a alcançar a marca de três medalhas olímpicas no esporte individual — e Daniel Cargnin, do Rio Grande do Sul.
O BRDE é um banco de fomento fundado por Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná que tem parceria com Mato Grosso do Sul. A presidência é revezada pelos Estados e coube ao RS fazer a indicação do comando ao final do ano de 2020.
Leany Lemos foi secretário do Planejamento do governo Eduardo Leite e assumiu a presidência do BRDE a partir de indicação do governador.