A Secretária Estadual da Cultura, Bia Araujo, celebrou em vídeo nesta sexta-feira (14) uma novidade que a coluna traz em primeira mão. O Porto Verão Alegre, festival cultural que proporciona espetáculos de teatro a milhões de gaúchos, conseguiu construir novo modelo para ocorrer durante a pandemia.
— Estamos muito felizes. Será lindo! Faremos uma edição totalmente on-line, preocupados com a arte e a cultura na pandemia, e com pagamento de cache a todos os artistas envolvidos —explicou o criador e idealizador do Porto Verão, Zé Victor Castiel.
A edição ocorrerá entre 29 de maio e 20 de junho.
A boa notícia não é somente para o público. O evento trará benefícios para diversos agentes do setor cultural e de eventos que tiveram a renda duramente afetada pelas medidas mais restritivas na pandemia. Todos os artistas receberão cachês pelos espetáculos.
Seguindo a tradição de democratizar a arte, haverá vasta programação digital gratuita. Além disso, serão transmitidos 20 espetáculos ao vivo, pela plataforma Show in (da atriz Gloria Pires). Estes custarão R$ 9,90.
Os eventos gratuitos (serão centenas) poderão ser conferidos por plataformas como Facebook e Instagram.
Os profissionais serão testados diariamente e haverá cumprimento rigoroso de protocolos para a produção dos espetáculos.