Quase um mês após receber alta do Hospital São Lucas, em Porto Alegre, o senador gaúcho Lasier Martins, 78 anos, contou à coluna sobre como tem sido o seu processo de recuperação após contrair a covid-19. Embora esteja curado da doença, ele segue com sequelas, em especial a perda da voz. Nos últimos dias, a partir de exercícios com a fonoaudióloga, está conseguindo se expressar com mais força, recuperando a emissão vocal aos poucos.
Além da rouquidão, Lasier teve parte dos pulmões atingidos pelo coronavírus e precisou ficar internado por 13 dias para cuidados médicos, em um leito clínico. Ele ingressou no hospital no dia 6 de março, mas não precisou ir para a UTI. Recebeu alta no dia 18.
— Eu continuo fazendo exercícios de fisioterapia (respiratória) e agora também inicei com a fonoaudióloga porque preciso da minha voz. A voz sempre foi uma coisa muito importante para o meu trabalho, preciso recuperá-la — explicou.
Ainda em recuperação, Lasier permaneceu na Capital gaúcha e agora participa das sessões do Senado remotamente, pela internet. O senador acredita que tenha sido contaminado ao participar de uma reunião com os colegas, em Brasília. Neste encontro, um dos parlamentares presentes era o senador Major Olímpio, que morreu após lutar por dias contra a covid-19.
Lasier, que sentiu na pele os efeitos da doença, também pediu a todos que tomem os cuidados, como o uso de máscara e a higiene das mãos, para se proteger contra o vírus.