Quem acompanha de perto a rotina de Sebastião Melo (MDB) sabe que a simplicidade é uma das características do novo prefeito de Porto Alegre. Criado na roça, no Estado de Goiás, ele veio adolescente para o Rio Grande do Sul em busca de oportunidades e o sonho de uma vida melhor. Hoje, ainda que esteja à frente do Executivo da Capital, não abandonou as raízes e é comum vê-lo levando comida de casa para almoçar em meio à jornada de trabalho.
A imagem acima foi registrada pela jornalista Carolina Seeger. Ao passar pela janela da copa (uma mini cozinha à disposição para os funcionários da prefeitura), flagrou o prefeito saboreando uma marmita de arroz, feijão e saladas. O pote com os alimentos ficou em cima da mesa. Mas o feijão foi aquecido numa caneca separada, ali mesmo na cozinha do Paço Municipal.
O almoço contou com uma convidada: Dona Jussara, servidora da prefeitura chamada por Melo para partilhar a refeição. Dona Jussara trabalha no local há 30 anos — 10 deles junto ao gabinete do prefeito, auxiliando nos serviços da copa, incluindo o famoso cafezinho. Desta vez, porém, a tarefa de servir não foi dela, mas, sim, do chefe do Executivo na Capital.