Deputado estadual e colega de bancada do prefeito eleito de Porto Alegre, Tiago Simon celebrou a vitória de Sebastião Melo como a consolidação de um político que conhece profundamente a cidade e que, nos últimos anos, se aproximou de temas essenciais para o desenvolvimento urbano, como as parcerias público-privadas e a desburocratização para pequenos e médios empreendedores. Filho do ex-governador Pedro Simon, Tiago conversou com a coluna após a vitória do MDB, que retomará o comando da Capital a partir de janeiro de 2021.
— Este deve ser um momento de união. E falo de união de todos os segmentos, em prol da nossa cidade — pontuou.
Tiago atribui à vitória de Melo, que superou Manuela D'Ávila na disputa eleitoral, à valorização de um cidadão que dedicou sua trajetória política à cidade, desde a vereança, conhecendo cada bairro, suas demandas e anseios. Foi o que ocorreu durante os mandatos de Melo como vereador (foi duas vezes presidente da Câmara) e enquanto vice-prefeito na gestão Fortunati. Em 2016, contudo, Melo acabaria perdendo a eleição para Nelson Marchezan (PSDB), prefeito que agora deixará o cargo.
— As pessoas não o elegeram naquele momento, mas em seguida se deram conta sobre a dedicação dele a Porto Alegre. Tanto que os votos para deputado foram majoritariamente da Capital, em 2018 — observou.
Tiago Simon se refere à eleição de Melo para a Assembleia Legislativa, em 2018, quando a maior parte da votação do emedebista, de fato, veio de eleitores de Porto Alegre. Ali, os dois se aproximaram ainda mais e puderam compartilhar pautas e temas relevantes para a cidade. Eram vizinhos de cadeira na Assembleia. Simon narrou à coluna que temas como empreendedorismo, desburocratização, diminuição do peso do Estado passaram a ser objetos de estudo em comum, e citou a aproximação de ambos também com a bancada do Novo, com os deputados Giuseppe Riesgo e Fábio Ostermann.
Prova da consolidação desta temática foi o convite para ocupar a vice feito ao vereador Ricardo Gomes, notadamente identificado com a pauta liberal. Foi esta aproximação, contudo, que gerou dúvidas quanto ao compromisso de Sebastião Melo com as medidas restritivas adotadas como enfrentamento à pandemia de coronavírus. Simon foi questionado sobre o tema pela coluna e reforçou sua confiança em atitudes responsáveis por parte da nova gestão.
— Melo será responsável quanto à adoção de medidas. A equipe estará atenta, claro. O que percebemos é que o comércio foi muito prejudicado nos primeiros meses da pandemia e não queremos mais jogar a conta sobre quem já foi penalizado. Vamos conversar com todos — explicou.
Simon disse acreditar na gestão através do diálogo e aposta que Sebastião Melo seguirá essa linha, trazendo para a Capital um protagonismo que já foi orgulho para os porto-alegrenses.