Após implementar uma reabertura pontual (válida de hoje até domingo) na cidade, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, se dedicará nesta sexta-feira (7) à condução de uma série de reuniões com representantes de entidades (comércio, indústria, serviços) para construir um cronograma de retomada das atividades para os próximos dias. A diferença desta vez é que não será uma única reunião com todos os atores envolvidos, mas encontros (virtuais) específicos por setor, a fim de permitir uma compreensão melhor sobre cada quadro e adequar à realidade possível de enfrentamento à covid-19.
Nos últimos dias, a pressão sobre o prefeito se tornou ainda maior, em especial depois que houve liberação para a realização de jogos da dupla Gre-Nal nos estádios da Capital. Conforme relevou a colunista Giane Guerra, empresários de diferentes setores revelaram seu descontentamento diante de um tratamento desigual, sendo avaliação divulgada em carta endereçada ao chefe do Executivo.
Conforme a coluna apurou, as reuniões desta sexta-feira encaminharão um diálogo para o estabelecimento de termos - que constarão em decreto a ser editado entre hoje e o fim de semana. Serão em torno de dez encontros. A intenção é fechar os pontos até domingo justamente para que as novas regras possam valer a partir de segunda-feira.
- A ideia das reuniões de hoje é justamente esta: discutir com as entidades os termos de um calendário de reabertura a partir da próxima semana. Se alcançarmos um razoável consenso (junto às entidades) , penso que é possível (editar o novo decreto) hoje, até para que possam iniciar a organizar-se segundo o calendário. Se não, avançaremos nas conversas durante o final de semana - afirmou à coluna o secretário extraordinário de Enfrentamento do Coronavírus de Porto Alegre, Bruno Miragem.