A obra do novo hospital que oferecerá 60 leitos para atender pacientes com o novo coronavírus em Porto Alegre está andando de forma bastante ágil. Em duas semanas, 40% dos trabalhos já foram concluídos. Conforme a coluna apurou, a expectativa é entregar a estrutura até o final do mês de maio. A imagem acima mostra a implementação dos blocos que formarão o complexo, que será anexo ao Hospital Independência, na Avenida Antônio de Carvalho, bairro Alto Petrópolis.
O investimento é de R$ 10,4 milhões e só será possível graças a um esforço conjunto dos grupos Gerdau, Ipiranga, Zaffari e Hospital Moinhos de Vento. No local, o público será atendido exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A nova unidade oferecerá atendimento 24 horas por dia.
Após a pandemia, a unidade de saúde será entregue para administração da Prefeitura de Porto Alegre e passará a integrar a rede pública de saúde do município, como uma espécie de "legado" para os moradores da Capital.
Atendimento
Conhecida pelos gaúchos, a Rede de Saúde Divina Providência será responsável pela contratação de médicos e profissionais de saúde, além de outras equipes necessárias para o atendimento dos pacientes. O novo hospital não será "de campanha", mas um prédio de dois andares anexo ao hospital Independência. A expectativa é de que sejam gerados aproximadamente 100 novos empregos.