O novo hospital que será erguido em Porto Alegre, para atender pacientes com o coronavírus, gerará aproximadamente 100 novos empregos. A projeção foi feita à coluna pelo diretor de Propósito de Desenvolvimento da Sociedade Sulina Divina Providência, Mario Abílio Jaeger Neto. Serão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, de radiologia, de nutrição e fisioterapeutas, entre outros. A instituição será responsável pela contratação dos novos profissionais. Os detalhes finais (inclusive sobre os processos de seleção) estão sendo concluídos para que a assinatura do contrato ocorra entre hoje, segunda-feira (27), e os próximos dias.
A construção do novo hospital, que será anexo ao Hospital Independência, será possível graças a um reforço protagonizado por aliados de peso em Porto Alegre. Conforme a coluna antecipou, os grupos Gerdau, Ipiranga, Zaffari e Hospital Moinhos de Vento construirão, juntos, a estrutura de dois andares, com 60 leitos, que ficará de legado para o sistema de saúde da cidade, após vencida a crise da covid-19. Na instituição, o público será atendido exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o secretário da Saúde de Porto Alegre, Pablo Stürmer, a parceria entre poder público e iniciativa privada permitirá à população acesso a serviços de saúde muito qualificados.
- Essa parceria com o setor privado consagra a estratégia que adotamos com sucesso até aqui para a ampliação dos serviços de saúde: investir na qualificação das estruturas públicas existentes, geridas por parceiros privados que efetivamente entregam mais e melhor à população do que a máquina estatal, como é o caso da Sociedade Sulina Divina Providência no Hospital Independência -afirmou à coluna.
A expectativa é que o novo hospital disponha de 300 profissionais, entre médicos e equipe multidisciplinar, e ofereça atendimento 24 horas por dia. Isso significa que além dos novos profissionais, também haverá aproveitamos dos técnicos que já atuam no Hospital Independência hoje. A projeção é que a obra seja entregue em 35 dias. As obras começam ainda no mês de abril.