O governador do Estado, Eduardo Leite, tomou mais uma decisão no sentido de contribuir com os esforços para enfrentamento do coronavírus no Rio Grande do Sul. Leite reduzirá o próprio salário de governador em 30%. A informação foi confirmada pela coluna na manhã desta sexta-feira (10).
A redução se estenderá por pelo menos três meses. Conforme a coluna apurou, Leite abrirá mão de receber esse valor. Isso significa que o recurso permanecerá no caixa do Estado. A partir da decisão do governador, secretários de Estado já começaram a se mobilizar no sentido de repetir o gesto. É o caso de Juvir Costella, secretário de Logística e Transportes.
- A gente está vivendo um momento de restrições a atividades que vai fatalmente impor a muita gente, trabalhadores, trabalhadores autônomos, microempresários e mesmo nas grandes empresas perda de receita, perda remuneração e até mesmo perda de emprego. Não acho justo que no serviço público, que vive do imposto arrecadado a partir desta atividade econômica, se haja como se nada tivesse acontecendo. Acho que é importante termos sacrifícios de todos e, claro, dos representantes eleitos pela sociedade. Eu não me sentiria confortável em não fazer a minha parte neste sentido - explicou Leite à coluna.
Do mesmo partido, o governador de São Paulo, João Doria, também anunciou que vai doar seu salário para compra de cestas básicas para auxiliar famílias em tempos de pandemia.