A presença de mulheres na formação da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores foi cuidadosamente pensada pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Ao planejar o grupo responsável por liderar as discussões internas da legenda, Gleisi convidou a deputada federal gaúcha Maria do Rosário (PT-RS) para atuar como titular da Secretaria de Formação Política Nacional, que aceitou a missão enquanto deputada e enquanto integrante do grupo político Avante, que tem entre seus líderes a própria Rosário e o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP).
À coluna, a deputada falou sobre o convite, se disse feliz com a missão e ressaltou a presença das mulheres na Executiva Nacional:
— É uma direção com forte presença das mulheres do PT. Somos o maior partido do Brasil porque conjugamos prática e teoria. Minha inspiração metodológica para este trabalho é Paulo Freire e a educação popular e assim compreendo q política é ação e reflexão possível a todas as pessoas. Recebi esta missão como um desafio e um presente, pois sou professora, pedagoga, mestre em educação e me doutorei recentemente em ciência política. E, principalmente, sou uma militante apaixonada pelas causas que representamos. — explicou.