Pouco mais de três meses após ser revitalizado, o Largo dos Açorianos, em Porto Alegre, voltou a ser alvo de pichadores e atos de vandalismo durante a madrugada. O local, que é um ponto tradicional e característico da Capital gaúcha, havia sido reinaugurado no último dia 22 de agosto. Desta vez, com um diferencial: o monumento está coberto com a tinta anti-pichação, instrumento que facilita — e muito — a limpeza da peça.
Conforme informou o colunista Paulo Germano, a prefeitura de Porto Alegre aplicou o produto antipichação no Largo dos Açorianos no final do mês de setembro a fim de aumentar o cuidado em torno do espaço, que revitalizado conquistou o coração dos porto-alegrenses. Com a tinta antipichação, a grande diferença é que o spray (usado pelos pichadores) adere bem menos à superfície. Limpar a sujeira, portanto, fica mais fácil e não há necessidade de pintar a estrutura outra vez.
Nesta segunda-feira (16), o secretário de Serviços Urbanos de Porto Alegre, Ramiro Rosário, foi ao local pessoalmente para participar da ação de limpeza no Largo dos Açorianos, junto aos servidores da pasta. Graças à tinta antipichação, o espaço foi recuperado rapidamente, ainda durante a manhã.