É assustador que a belíssima imagem, carregada de representatividade, da atriz Isis Valverde amamentando seu filho tenha sido interpretada por quem quer que seja como foto apelativa", que "mostra os peitos" e com intuito de provocar no leitor uma conotação sexual. A foto foi registrada em maio, durante entrevista de Isis para o jornal O Globo. Na imagem, a atriz, que está no ar na novela das 21h da TV Globo, faz uma chamada para a novela, com o filho nos braços: "Hoje tem amor de mãe".
É de se repudiar a manchete divulgada pelo perfil "TV Foco", nas redes sociais. Diz o texto: "Isis Valverde mostra os peitos em foto íntima e faz grande anúncio: Hoje tem". Mais ainda: é preciso denunciar este tipo de postura que em nada contribui para nossa evolução enquanto sociedade, que deve respeitar homens e mulheres e poupar mães de julgamentos carregados de preconceito e ódio de gênero. Isis, estamos com você.
Chega a ser doentia a pretensão de sexualizar o retrato de uma mãe que carrega o filho no colo. Em um esforço cada vez mais difundido, entidades como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lutam para demonstrar a pais e mães a importância da amamentação e do leite materno, e como isso faz diferença para a saúde da criança. Desde 1991, a OMS, em associação com a Unicef, organizaram um movimento mundial no sentido de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.
Neste sentido, a foto de Isis amamentando o pequeno Rael é mais um golaço que ajuda a disseminar a importância da amamentação e rechaçar qualquer leitura contrária.