Em visita ao Rio Grande do Sul na última sexta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), conversou com a comunidade da Zona Sul do Estado, em encontro organizado pelo deputado Daniel Trzeciak (PSDB) e admitiu que teria que fazer uma pausa na dieta que vem cumprindo diariamente. O motivo: provar cada um dos doces de Pelotas com os quais foi presentado após a palestra no auditório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). E mais, Maia esteve em uma das mais tradicionais churrascarias da cidade: a Churrascaria Lobão, que fica do lado do Estádio Boca do Lobo, e provou o famoso queijo provolone com doce de leite uruguaio.
Na cidade, Maia comentou rapidamente a crise que provocou um racha no PSL, partido do presidente da República, Jair Bolsonaro. Disse apenas que o diálogo entre Câmara e Planalto está fluindo bem, e que mesmo as discordâncias tem sido positivas. Maia também foi levado ao café Aquários, o mais antigo café de Pelotas e ponto especial de encontro entre a classe política. Localizado no coração do centro da cidade, na esquina das ruas Quinze de Novembro e Sete de Setembro, o café é uma grife da comunidade.
Em seu discurso, Maia também fez referência ao ex-governador Leonel Brizola e afirmou que ele foi uma das maiores referências na política para ele. Disse que se recordava quando era pequeno e o pai dele era secretário de Brizola, e que o político gaúcho contava a ele histórias sobre o Rio Grande do Sul. Maia também encontrou-se, rapidamente, com o governador do Estado, Eduardo Leite, e trataram sobre interesses do Estado em tramitação no Congresso.