Os versos do clássico "Um homem fora do tempo" foram parar no salão do Palácio do Planalto, nesta sexta-feira, dia 20 de setembro. O clássico de Mano Lima foi declamado pelo deputado federal gaúcho Jerônimo Goergen, do Progressistas, em cerimônia ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro. A fala foi feita durante a sessão da Medida Provisória da Liberdade Econômica, que foi relatada por Goergen na Câmara. A homenagem foi compartilhada pelo presidente em suas redes sociais.
Na prática, o texto da nova lei busca simplificar processos na atividade econômica no país e, segundo a equipe de Paulo Guedes, tem potencial para gerar cerca de 3,7 milhões de empregos em dez anos.
À coluna, Goergen contou que costuma declamar estes versos de Mano Lima, o que já virou marca registrada em em seus discursos.
— Esta declamação é uma marca minha! Até um quadro ganhei com a letra. E escolhi estes versos porque o presidente acabou de sair de uma cirurgia, ele nem ia falar durante a cerimônia. Mas sugeri que ele ao menos mencionasse o dia 20 de setembro. Ele começou a falar, apareceram os gaúchos pilchados e aí ele fez sinal para mim — explicou.
Confira os versos declamados:
"É na fumaça que se conhece um taura
É neste mundo que quero mostra quem sou
Se é na guerra que o soldado pega nome
Pois foi na guerra que o gaúcho se criou
Quando a moral se entrega, o homem chega ao seu próprio fim
Mas debaixo da macega se esconde o melhor do capim"
Na solenidade, deputado Jerônimo Goergen ainda improvisou, diante do público, e acrescentou um verso especial, dirigindo-se ao presidente Jair Bolsonaro: "E pode confiar em mim que aqui neste entrevero só tem gaúcho guerreiro pra ir peleando até o fim".