Em Santo Domingo, na República Dominicana, para uma série de reuniões envolvendo líderes de organizações liberais das Américas, o vereador de Porto Alegre Ricardo Gomes (PP) passou por um susto e precisou ser levado às pressas para o hospital. Na tarde desta segunda-feira (24), logo após o almoço, Gomes começou a se sentir mal, com batimentos cardíacos acelerados e manchas vermelhas pelo corpo. Preocupado, requisitou atendimento médico no hotel onde está hospedado. Devido à gravidade, os profissionais decidiram levá-lo diretamente a uma emergência.
— Eu nunca havia passado por algo semelhante. Nunca tive nada disso na minha vida, nenhum ataque de alergia. Foi uma reação anafilática severa, fiquei quase sem conseguir respirar — contou à coluna nesta terça-feira.
Gomes foi atendido na emergência na tarde de segunda-feira, medicado e agora passa bem. Segundo o vereador, a "reação anafilática severa" ocorreu após a ingestão de um prato, durante o almoço, que continha peixe com molho de côco. Ele afirmou nunca ter apresentado reação alérgica a algum tipo de alimento.
O vereador está viajando à República Dominicana a convite de uma fundação voltada a temas da agenda liberal — sem custos, segundo ele, para o poder público. Gomes também afirmou à coluna que abriu mão de utilizar diárias que poderiam ser pagas pela Câmara Municipal.
Apesar do susto, o ex-secretário de Desenvolvimento segue cumprindo a agenda de reuniões programadas pela organização do evento nesta terça-feira.