O governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), não pretende descansar no feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (20). Aproveitando a ausência de reuniões, Leite fará uma visita ao Hospital da Brigada Militar, às 10h, com o objetivo de acompanhar a recuperação do soldado Matheus Lemos Borges, de 28 anos, que foi atingido em um dos olhos durante um protesto em frente à garagem da empresa Soul, em Alvorada. O fato ocorreu na madrugada da última sexta-feira (14), quando manifestações batizadas de "Greve Geral" foram realizadas em diversos Estados brasileiros. O governador irá acompanhado do comandante geral da BM, Mário Ikeda, e do vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.
Na data, Leite defendeu a atuação da Brigada Militar, que trabalhou para desbloquear vias e também garagens bloqueadas por manifestantes que buscavam impedir a saída de ônibus.
— Estou acompanhando direto a nossa Brigada Militar e as nossas forças de segurança pública, atuando para garantir nesse dia o livre direito à manifestação, mas também o livre direito das pessoas de ir e vir, de se deslocarem nas cidades. Deixo claro aqui que não compactuamos com obstrução de vias e com piquetes que limitem a capacidade daqueles que querem trabalhar, que querem exercer o seu direito de trabalhar livremente no dia de hoje — disse, na sexta-feira.
Policial ferido
Segundo informações do comandante do 24º BPM, Jefferson Melo, à reportagem de GaúchaZH o policial Matheus Lemos Borges foi ferido na madrugada de sexta-feira (14), por volta das 4h30min, quando cerca de 70 manifestantes obstruíam a saída dos ônibus da empresa. O batalhão de choque lançou granadas de gás lacrimogêneo e avançava sobre o grupo quando alguém lançou um objeto em direção aos policiais, atingindo o olho direito do soldado.
— Não conseguimos ver qual foi o objeto. Por uma infelicidade, atingiu ele — disse o comandante.