As diferenças se transformaram em semelhanças em nome da busca de uma solução para um drama que se arrasta há décadas em Porto Alegre: como resolver a situação de pessoas que vivem em situação de rua. Em encontro na tarde desta quarta-feira (15), que durou aproximadamente uma hora o prefeito Nelson Marchezan conversou com o presidente do Movimento de Justiça e dos Direitos Humanos (MJDH), Jair Krischke, sobre o plano de superação, projeto lançado no ano passado e que reúne ações da prefeitura no sentido de tentar fazer frente à questão.
Conforme a descrição da prefeitura, o projeto consiste em um plano robusto que desafia o poder público a avançar em seis temas estratégicos como qualificação da abordagem, programa Moradia Primeiro, ampliação da Rede de Saúde Mental, aumento das ofertas de oportunidades, revitalização do espaço urbano e monitoramento da assistência.
O encontro aconteceu no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) do bairro Navegantes. O centro já é um local especializado em atendimento de pessoas que precisam de ajuda, porém focado em dependência química e alcoólica. Lá trabalham psiquiatras e clínicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e pedagogos, por exemplo.
Ao prefeito, Jair Krischke foi direto: elogiou as ações, mas pediu muita atenção para que os trabalhos não parem e continuem avançando.
Marchezan se comprometeu com a atenção requisitada por Krischke e disse que, na visão dele, é obrigação do município se preocupar em melhorar o contexto de vida dos vulneráveis. "Temos nos esforçado a colocar em prática um plano real para ajudar as pessoas, criando um caminho com início, meio e fim" afirmou.
Restaurantes populares
Sobre a polêmica recente envolvendo o fechamento do restaurante popular, a prefeitura reforçou que, em dois meses, cinco restaurantes populares devem ser abertos de forma descentralizada na capital. Durante o período, uma carreta continuará servindo 200 refeições gratuitamente na rua em frente ao Ginásio Tesourinha, no bairro Menino Deus.