Enquanto o presidente da República afirma não desejar que o Brasil vire o país do turismo gay, a cidade de Porto Alegre deu, esta semana, mais um passo na direção da celebração da diversidade. Em votação na Câmara Municipal, vereadores aprovaram projeto que inclui o Dia Internacional do Orgulho LGBT no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. A data é celebrada em 28 de junho.
À coluna, o coordenador Municipal da Diversidade Sexual e Gênero da Prefeitura de Porto Alegre, Dani Boeira (PSDB), comemorou a inclusão da data no calendário oficial como uma "vitória", em tempos de "retrocesso". Atualmente, Dani e sua equipe estão dedicados à preparação do evento que vai definir a Corte Oficial da Diversidade de Porto Alegre 2019, no dia 29 de junho, na Orla do Guaíba, na Capital.
O projeto de lei aprovado pelos vereadores é de autoria de Moisés Barboza (PSDB). Na sessão, ele ressaltou a importância de legisladores se preocuparem com medidas que busquem enfrentar o preconceito contra a comunidade LGBT.
— Com adoção de medidas eficientes, de forma a modificar esta prática tão comum, que, inegavelmente, contribui para uma cultura preconceituosa, muitas vezes invisível, mas existente.