Uma dúvida a respeito do pagamento do funcionalismo tomou conta de uma parcela considerável de servidores públicos estaduais nesta quinta-feira (31), último dia útil do mês e data em que foram depositados os vencimentos para servidores que ganham até R$ 1.100,00.
O ponto se referia à disponibilização do contracheque, que indica ao servidor quanto ele irá receber naquele mês. O documento é importante, indicaram servidores públicos à coluna, para aqueles que não recebem em dia, mas desejam fazer antecipação dos valores junto ao Banrisul, por meio de empréstimo.
Diante da dúvida, o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, garantiu à coluna que haverá disponibilização das informações nos próximos meses, como já era feito durante a gestão de José Ivo Sartori. Ele explicou que questões técnicas acabaram gerando um pequeno atraso na prestação das informações de janeiro, porém, na mesma data (nesta quinta), o documento já foi colocado à disposição do servidor.
— A ideia não é, de maneira alguma, interromper esse procedimento. Neste mês, por conta da virada de exercício e também a questões relacionadas ao teto, a disponibilização dos contracheques acabou não sendo feita na primeira hora. Mas isso certamente será mantido como uma prática — assegurou.
Marco Aurélio Cardoso garantiu que o funcionário do Poder Executivo poderá fazer a consulta normalmente, conforme já era possível executar em meses anteriores. Ele tranquiliza quanto à disponibilização das informações e diz que o governo pretende valorizar a transparência e a comunicação, em se tratando do salário dos servidores:
— Com certeza. No sistema de informação da Fazenda todo mundo poderá fazer a consulta do seu contracheque. As pessoas podem ficar tranquilas: a informação do contracheque será disponibilizada assim que a folha estiver rodada, a cada mês. E o nosso objetivo é aumentar a transparência, a comunicação e auxiliar no planejamento da vida financeiro das pessoas considerando que infelizmente, nesse momento, ainda não é possível pagar todo mundo em dia — explicou.