Com os louros de articular a vitória de Davi Alcolumbre (DEM-AP) na disputa à presidência do Senado, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, reconheceu nesta segunda-feira que havia preocupação do governo em relação a formação de uma trincheira da resistência ao governo Bolsonaro. O movimento, segundo ele estaria sendo orquestrada por Renan Calheiros (MDB-AL), caso ele fosse o escolhido para comandar o Congresso.
O ministro atribuiu esse movimento, de formar uma 'fortaleza contra o governo' aos senadores do PT e ao próprio Renan, que segundo ele devia seus últimos quinze anos de vida política ao Partido dos Trabalhadores. Onyx classificou como "desespero" o episódio do "roubo da pasta" protagonizado pela senadora Kátia Abreu (PDT-TO).
— O desespero que vimos lá, expressado pela Kátia Abreu e por líderes petistas, era porque o objetivo era transformar o Senado Federal numa cidadela de resistência à vontade popular, e ao desejo do país de ver mudanças. O governo é quem simboliza isso — afirmou.
Onyx Lorenzoni foi além. Admitiu que seria inviável conduzir projetos de interesse do governo no Congresso caso a estratégia da trincheira do inimigo tivesse alcançado êxito. O governo sabe da importância de aprovar reformas estruturantes, como é o caso da Previdência. Para isso, precisará encontrar um cenário pacificado e favorável ao Planalto, tanto na Câmara, quanto no Senado.
O ministro, que concedeu entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, entende que as articulações, conduzidas por ele, eram necessárias justamente no sentido de evitar que prosperasse o "inimigo do governo" — personificado por Renan Calheiros — que buscava construir uma "fortaleza da resistência" contra a gestão do presidente Jair Bolsonaro.
— Graças a Deus isso não aconteceu. Isso já está superado. (Caso a trincheira fosse montada), aí governo seria quase inviável. Agora não. O Davi venceu Golias.
Onyx também alfinetou o senador derrotado Renan Calheiros quanto à desistência e retirada da candidatura.
— Pra ele fugir da raia, é porque a derrota seria acachapante — disparou.