José Otávio Germano (PP) não é visto no plenário da Câmara dos Deputados desde agosto de 2018. O último registro de presença do deputado em uma sessão é no dia 14 daquele mês. Na sessão seguinte, no dia 4 de setembro, o sistema de presenças na Câmara registra licença para tratamento em saúde como justificativa para ausência — a justificativa permaneceu no sistema até o início de outubro. O parlamentar tentou a reeleição em 2018, mas não conseguiu — obteve 27.377 votos e é o 6º suplente da sua coligação.
A coluna consultou o sistema de presenças dos parlamentares em sessões deliberativas na Câmara em 2018. Do total de 65 dias em que houve sessão, José Otávio Germano faltou a 38. Em 33 dias houve justificativa (licença médica), mas nos outros cinco a ausência não foi explicada. Na prática, o deputado ficou ausente em mais da metade das sessões do ano.
Desde o primeiro turno (7 de outubro), a Câmara realizou sessões em sete datas e José Otávio Germano não compareceu em nenhuma delas. A coluna procurou o gabinete de Germano para entender como está a saúde do parlamentar.
De acordo com a assessoria de imprensa, o deputado teve problemas nos rins e chegou a ser internado no hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A assessoria contou à coluna que o deputado precisou se submeter a 16 cirurgias desde 2016. Ele sofre com vasculite. Os problemas se agravaram durante a campanha, quando o deputado precisou fazer deslocamentos por conta dos atos em diferentes municípios gaúchos e começou a sentir fortes dores nos pés.
Atualmente, Germano não se encontra em licença para tratamento médico, mas permanece em casa por conta das dores. Conforme a assessoria, ele tem apresentado atestados médicos para justificar as ausências.
A assessoria do parlamentar não soube informar se ele estará presente nas sessões desta semana.