O jornalista Carlos Redel colabora com a colunista Juliana Bublitz, titular deste espaço.
Uma das obras mais interpretadas no mundo durante a época de Natal será apresentada pelo Porto Alegre Consort na Igreja Nossa Senhora das Dores (Rua dos Andradas, 587 - Centro Histórico), nesta quarta-feira (11), a partir das 20h. A entrada é gratuita.
Trata-se de O Messias, oratório composto pelo alemão Georg Friedrich Händel, que teve a sua estreia em 1742, na Irlanda. A obra conta com 51 movimentos, divididos em três partes: desde o anúncio da vinda de Jesus Cristo e de seu nascimento, passando pela paixão, a morte e a sua ressurreição, até a sua segunda vinda, no Juízo Final.
O grupo Porto Alegre Consort promete interpretar o oratório com autenticidade barroca e instrumentos de época. Assim, a ideia é utilizar o momento, também, como homenagem à música sacra e a Händel, aproximando-se da fidelidade sonora da época do artista.
O Porto Alegre Consort tem como diretor artístico e regente Diego Schuck Biasibetti e na preparação vocal Gisa Volkmann. Nesta apresentação, o grupo, conforme o repertório, terá 15 instrumentistas.
Também haverá quatro solistas: a soprano Andiara Mumbach, o contratenor Rodrigo Bloch, o tenor Roger Scarton e o baixo/barítono Daniel Germano. O coro será composto por 27 cantores.
O grupo recomenda que o público chegue com meia hora de antecedência. O concerto acontece após a missa e tem duração aproximada de 2 horas.