Quem disse que a Feira do Livro de Porto Alegre só tem... livros? Nada disso. Um dos destaques é uma exposição de arte gratuita, em um espaço tradicional do Centro Histórico: o Clube do Comércio, junto à Rua da Praia, na Praça da Alfândega.
Eu fui visitar a mostra neste fim de semana e preparei um vídeo para te mostrar os detalhes.
Com 52 trabalhos da artista gaúcha Graça Craidy, a exibição é inspirada no livro Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1908-1967). A obra foi lançada em 1956 e é um dos grandes clássicos da literatura brasileira.
Graça leu e se apaixonou pelo livro. A partir daí, decidiu representar os personagens, a flora e a fauna do Sertão em pinturas, aquarelas e desenhos, que agora ocupam as paredes do antigo Salão do Bridge do clube.
Aliás, a localização é um "bônus": além de curtir as telas, quem for até lá (fica no segundo andar e tem entrada franca), poderá apreciar a vista da praça de um ângulo privilegiado.
Serviço
A mostra Grande Sertão abre às 18h30min desta sexta-feira (1º) no Clube do Comércio (Sala do Bridge, segundo andar, Rua dos Andradas, 1085, junto à Praça da Alfândega) e ficará em cartaz até 20 de dezembro, com entrada franca.
Durante a Feira do Livro, que vai até o dia 20 de novembro, a exposição estará aberta à visitação das 10h às 20h, inclusive sábado e domingo. Depois de terminada a feira, a mostra seguirá em cartaz, até 20 de dezembro, de segunda a sábado, das 10h às 17h.
Quer saber mais sobre a exposição? Então clica aqui para ler a reportagem que escrevi sobre ela.