Depois de retratar escritores e escritoras na Feira do Livro de Porto Alegre, a artista visual Graça Craidy decidiu levar Riobaldo e Diadorim para a Praça da Alfândega.
A exposição artística da 70ª edição do evento é inspirada em uma das criações mais importantes do universo literário brasileiro: Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1908-1967).
— Eu conto a história através de imagens. É uma forma de estimular a leitura desse grande clássico do século 20 e da literatura universal — explica Graça, que releu o livro durante o curso Travessia, da professora Maria Cecilia Marks, da USP, assistiu ao monólogo Riobaldo, com o ator carioca Gilson de Barros, e leu uma série de ensaios e monografias relativas à história.
Arrebatada pelo romance, ela criou 52 obras que retratam os principais personagens, a flora e a fauna descritos no texto de 1956.
As pinturas e aquarelas serão apresentadas ao público a partir desta sexta-feira (1º), às 18h30min, em um espaço tradicional e histórico da praça, que, por si só, já merece ser visitado: o antigo Salão do Bridge do Clube do Comércio, no segundo andar do prédio, com os janelões voltados para a Rua da Praia, os jacarandás e guapuruvus da praça. Vale conhecer.
Outros carnavais
Esta é a quarta vez que Graça une sua arte à literatura. A primeira foi a coleção de 33 retratos de Clarice Lispector — com a mostra “Clarices”, que já esteve no Rio de Janeiro, em Niterói, Brasília, São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba (onde permanece em cartaz).
A segunda e a terceira foram as mostras coletivas Autorias I e Autorias II, que a artista organizou, com 43 artistas gaúchos retratando 51 escritores do Rio Grande do Sul, como mostramos aqui na coluna.
Serviço
A mostra Grande Sertão abre às 18h30min desta sexta-feira (1º) no Clube do Comércio (Sala do Bridge, segundo andar, Rua dos Andradas, 1085, junto à Praça da Alfândega) e ficará em cartaz até 20 de dezembro, com entrada franca.
Durante a Feira do Livro, que vai até o dia 20 de novembro, a exposição estará aberta à visitação das 10h às 20h, inclusive sábado e domingo. Depois de terminada a feira, a mostra seguirá em cartaz, até 20 de dezembro, de segunda a sábado, das 10h às 17h.
O espaço receberá, também, atividades literárias gratuitas, cujos detalhes serão divulgados em breve. Uma delas terá os professores Sergius Gonzaga e Luís Augusto Fischer falando sobre Riobaldo e Blau Nunes (personagens de Grande Sertão) e outra contará com a leitura dramática de Zé Adão Barbosa.
P.S.: a exposição fará parte da Noite dos Museus, em 7 de dezembro.